Projetos

Projeto

Arte e Cultura

PRONAC 210027 - ACES - Arte e Cultura 2021.
Realização de cinco oficinas artístico-culturais para crianças e adolescentes da rede pública de ensino em situação de vulnerabilidade social, residentes no bairro Lenheiro e adjacências na cidade de Valinhos/SP. (Violão, Flauta, Coral, Hip Hop, Artes Plásticas).
A fim de promover e ampliar o acesso à cultura de toda a comunidade será realizado dois ensaios abertos ao longo do projeto e uma Mostra Cultural aberta ao público com exposição das obras produzidas pelos atendidos, além de números de canto, dança e música a partir das oficinas oferecidas.

Contrapartidas oferecidas:
✅Mostra cultural "Cantata nasce o amor";
✅Ensaio aberto 01;
✅Ensaio aberto 02;
✅Exposição de Artes Plásticas no Museu Haroldo Pazzinato;
✅ Oficina para educadores da rede pública com Jerci Maccari.

Prazo do projeto: 12 meses (Janeiro a Dezembro de 2022).
Patrocinador: Cartoníficio Valinhos.
Portaria de autorização publicada Diário Oficial da União - Seção 1 - Atos Normativos/ 26 de Julho de 2021 / pg. 178
PORTARIA Nº 417, DE 23 DE JULHO DE 2021

IMG_7040

Confira abaixo o vídeo de retrospectiva do projeto.

Para ver mais fotos acesse nossa galeria.

69611061_2431423680250767_749707853144522752_n

Projeto

Mãos amigas

Objetivo: Desenvolvimento e proteção de mulheres e meninas vítimas de violência e estendido à comunidade. O projeto propõe oferecer atendimento psicossocial em espaço seguro, com encontros mensais em grupo e um plantão semanal com escuta qualificada, gerando oportunidade de orientação sobre direitos, reflexão, formação crítica, conscientização, motivando o pensar/fazer diante das realidades vividas pelas mulheres.

A proposta é tomar ações educativas de sociabilidade por meio de rodas de conversas e oficinas desenvolvidas por equipe técnica . Tem-se como base que essas ações levem à construção da cidadania, bem como o resgate de suas identidades e autonomia. As ações serão direcionadas com atividades que encaminhem para a ampliação das discussões sobre a violência intrafamiliar, violência de gênero, direitos da Mulher, saúde reprodutiva e aspectos da maternidade bem como Imagem, autoestima e identidade.

Projeto Serviço de Fortalecimento de

Vínculos

Objetivo: Contribuir para a prevenção e/ou atuar sobre situação de vulnerabilidade e/ou risco pessoal e social das crianças de 06 a 14 anos, ofertando espaço de convívio e desenvolvimento de habilidades, bem como ações direcionadas ao fortalecimento da convivência familiar, prevenindo riscos pessoais e sociais através de oficinas lúdico culturais de violão, culinária, cidadania, inclusão digital, esportes, entre outras. Além disso, oferecer reforço nutricional por meio de café da manhã e almoço.

Group of diversity people volunteer arm around
DSC00967

Projeto

Línguas

O projeto contém três vertentes:

Ensino de língua portuguesa.
Objetivo: ensino de língua portuguesa para refugiados, além de também levar o ensino da língua portuguesa e da cultura brasileira para uma população vulnerável, tendo em vista que o idioma e a cultura são dois dos principais fatores de integração para um migrante. Assim, também é uma forma de desenvolver a interdisciplinaridade do projeto, uma vez que os cursos abrangem o ensino da língua portuguesa, a apresentação da cultura brasileira e a explicação da geografia, da literatura e da história do país. O curso promove uma melhor inserção do migrante/refugiado quando considerados fatores como trabalho, moradia e educação

Ensino de inglês.
Objetivo: Ensino de inglês para voluntários, funcionários e comunidade, a fim de oferecer oportunidades de educação para jovens e adultos de comunidades carentes, promover oportunidades de inserção e integração social no Brasil, por meio do ensino de inglês, capacitar os colaboradores e voluntários da ACES com o aprendizado de uma nova língua.

Ensino de espanhol.
Objetivo: o espanhol é oficialmente o segundo idioma mais falado no mundo, por isso a ACES visa promover o acesso com a língua espanhola e suas culturas aos colaboradores e a pessoas da comunidade, com professores nativos da Venezuela e assim promover a superação da vulnerabilidade e capacitação para acesso a melhores oportunidades de trabalho.