Oficinas

OFICINA DE

Violão

A oficina de violão prevê o enriquecimento cultural das crianças de nosso território, trata-se de um trabalho de educação musical pelo uso de instrumentos, atendendo de forma integral a todos os aspectos, educacional, cultural e de apoio à comunidade, podendo ensinar as técnicas musicais, a leitura da partitura, o uso de instrumentos, a necessidade do relaxamento corporal, escolhas e arranjo do repertório adequado, trabalhando e desenvolvendo nos alunos a arte de tocar e como corretamente fazê-la.

Nós oferecemos o aprendizado básico da execução de músicas ao violão. O conteúdo abrange aspectos básicos do violão e da escrita musical, acordes e execução de músicas com os acordes apreendidos, bem como os solos e instruções que as músicas contenham.

DSC00778
DSC01569

OFICINA DE

Hip Hop

Na oficina de Hip Hop, os participantes irão aprender as técnicas da dança de rua – break, street-dance e hip-hop. As aulas serão desenvolvidas por meio de músicas, variações coreográficas, exercícios e dinâmicas em conjunto, levando os alunos a uma atividade prazerosa com um ritmo atual e contagiante.

Através do Hip hop projeta-se um fortalecimento do protagonismo e de autonomia das crianças e adolescentes, a partir dos interesses, demandas e potencialidades dessa faixa etária. Ampliar o interesse pelas artes e pelo estudo também é uma finalidade da cultura hip hop, além de ter um importante papel no que tange a estimular a melhoria da qualidade de vida e resgate da auto-estima.

OFICINA DE

Artes Plásticas

Na Oficina de Artes plásticas, os alunos entram em contato com diferentes materiais, sendo incentivados à criatividade e ao aprimoramento de habilidades e técnicas conforme suas competências. Por meio desta atividade, eles desenvolvem o gosto e o prazer em pintar, colar, cortar, tecer, construir e transformar materiais em objetos e peças decorativas. A utilização de materiais reciclados contribui para o desenvolvimento de uma consciência ecológica nos alunos, que os reaproveitam e transformam em peças artísticas que destacam o belo.

Neste contexto de trabalho artesanal, do jornal à cesta, dos caquinhos de azulejos aos belos mosaicos, da sucata aos objetos decorativos e temáticos, os alunos se inspiram para a criação, tocando, manuseando e conhecendo a reversibilidade e a plasticidade dos materiais. Nestas atividades artesanais, eles também são convidados à reflexão e à simbolização, estabelecendo uma íntima relação com a arte.

DSC00815
DSC00811

OFICINA DE

Flauta Doce

A flauta doce é um instrumento que tem uma vocação natural para musicalizar. Seu som é suave e de fácil emissão. A digitação segue uma lógica simples e natural proporcionando resultados consistente num curto período além de ser um instrumento de baixo custo, acessível à grande parte da população.
A utilização da flauta doce nas aulas de iniciação musical é muito eficiente por proporcionar às crianças o contato com um instrumento melódico, ajudando-as no desenvolvimento de seu ouvido interno, no contato com a leitura musical, no estímulo à criatividade e à socialização, além de auxiliar no seu desenvolvimento psicomotor e sua lateralidade (a utilização das mãos direita e esquerda).

Num conceito ainda mais amplo de desenvolvimento a flauta doce melhora a capacidade de memorização e de atenção, exercitando também o físico, o racional e o emocional das crianças.

OFICINA DE

Inclusão Digital

A inclusão digital é uma atividade apreciada pelos alunos, que demonstram interesse e dispensam total atenção na busca do conhecimento. Eles aprendem como operar as funções básicas de um computador, ligar e desligar; digitar e utilizar programas. Exercitam os recursos disponíveis para entrar na internet como, fazer pesquisas pedagógicas utilizando sites de busca, enviar, receber e-mails e acessar páginas de conteúdos e jogos didáticos
O contato com os recursos do computador aprimora habilidades e introduz os alunos no universo tecnológico, motivando-os para atividades criativas e mantendo-os atualizados e conectados com os acontecimentos em tempo real.

39910966_223701071634930_206036882633523200_n
IMG_5372

OFICINA DE

Canto Coral

A Oficina de Canto Coral é voltada ao canto e à música vocal coletiva. As crianças e adolescentes recebem aulas introdutórias de técnica vocal, com o objetivo de conseguir bons resultados na emissão da voz. Além de técnicas de relaxamento e impostação, noções básicas de História da Música Vocal, treinamento auditivo, e estudo introdutório a alguns elementos da teoria musical, como pulsação, métrica e ritmo. A atividade do coral visa estimular as crianças e adolescentes a desenvolverem a expressividade e técnicas que se unem voz, escuta, canto e repertório. Nessa oficina desenvolve se talentos, habilidades, concentração, respeito e organização, além do ambiente de convivência diária que fortalece os vínculos sociais e familiares. As crianças e adolescentes aprendem não somente a cantar respeitando as diferenças e limitações próprias e dos outros, mas também a utilizar o canto como um meio de comunicação.